sexta-feira, 22 de março de 2013

Dicas para o preparo de Carne Moída

Oi amigos!!!

Fico fuçando alguns artigos de culinária e acabo encontrando sempre algo interessante... "Quem procura acha"... Não tem aquele ditado? Pois então, hoje vamos aprender algumas dicas sobre como preparar a carne moída. Eu posso admitir que consumo com certa frequência, eu e meu marido gostamos bastante...
Geralmente, eu faço com legumes, frito a carne sem temperar, pois aprendi que ela pode empelotar temperando antes, e realmente, já fiz o teste, ela empelota mesmo, apesar, que acho que ela fica mais gostosa temperando-a antes. Depois de frita, eu adiciono os temperos, daí vai do seu gosto, eu coloco legumes, acho a combinação perfeita, daí eu tenho a carne e também os legumes, o prato já sai completo. Ah! Eu agrego os temperos sobre a carne sem retirá-la do local, mas, também preparo alguma vezes, (primeiramente, refogando a cebola, o alho, o tomate, para depois agregar a carne), aí vai do que a pessoa achar melhor.
Quando preparo sem retirar a carne da minha panela, vou adicionando aos poucos, a cebola, alho, pimenta e dou um tempo com o fogo baixo com esses primeiros ingredientes, para que a carne vá conversando com os temperos e assim absorvendo o sabor... Após os temperos, estou livre para colocar o que eu quiser, geralmente, coloco legumes, cenoura, batata, ervilhas, vagem, pimentão, cortados em cubos, tudo já pré-cozidos, excluindo a batata e a cenoura que demoram um pouco mais para cozinhar, o restante dos legumes, dou apenas um susto em água fervente para amolecerem um pouco mais antes de agregá-la a carne, levando em consideração, que ainda vão ficar um tempo no fogo misturados a carne... E está pronto! Rsrs... É um refogado de carne moída simples, mas, agrada bastante ao paladar daqui.

Bem, o artigo que me referi logo no início de nossa conversa, é da nutricionista "Aline Ribeiro" , que fala sobre dicas no preparo dessa carne, que podem ajudar a elucidar o seu preparo.
Achei bem interessante!
Acompanhe...

Carne moída... dá pra fazer TUDO com ela !!!


CARNE MOÍDA E SEUS SEGREDOS

Se existe algo que todo mundo deve aprender a fazer na cozinha é carne moída, seja ela com batatas e legumes, almôndegas ou um bolão de carne. A carne moída com certeza foi inventada para facilitar a vida, e com alguns truques você pode fazer esse ingrediente um ótimo aliado na sua cozinha. Veja abaixo truques e dicas para deixar ela ainda mais saborosa.

Eliminando a Água: A carne moída gelada solta muita água portanto tire ela da geladeira minutos antes para que fique em temperatura ambiente.

Bem Soltinha: Para uma carne moída mais soltinha, refogue apenas com azeite ou óleo e só depois dela frita adicione os temperos e o sal sempre por último assim evita o acumulo de água.

Toque Especial: Para retirar aquele gostinho de carne sebosa, tente adicionar limão na sua preparação vai dar um toque especial e ainda deixar a carne muito mais saborosa.

Descongele: Se sua carne moída estiver congelada, espere ela descongelar pois se colocar ela na panela congelada vai ficar com muitos grumos.

Sem Grumos: Ao fritar a carne moída mexa sempre com uma colher para evitar a formação de grumos.

Enxuta: Se sua carne estiver com muito liquido e gordura, pegue um pedaço de pão e coloque sobre para puxar toda a gordura e água, fazendo ela ficar mais sequinha.

Mãos Limpas: Se deseja fazer um bolo de carne ou almondegas, é muito mais fácil misturar os temperos com as mãos, mais se não quer sujar as mão coloque tudo dentro de um saco e depois amasse com cuidado para misturar tudo.

Sempre Firme: Para que seu rocambole ou bolão de carne não despenque na hora de cortar, tente misturar um pouco de fécula de batata assim vai ficar mais firme.

Mais Sabor: Você pode deixar seu bolão de carne ou hambúrguer mais gostoso se moer a carne com pedaços de bacon.

Maior Rendimento: Para maior rendimento e valor nutritivo substitua 1/3 da carne moída por proteína texturizada de soja, mas não se esqueça de hidratar a soja e adicionar ela apenas no final do cozimento pois a soja é muito delicada.

Pois é, gostei das dicas e você? Espero ter sido útil...
Bom Apetite! ;)

Fonte: www.facebook.com/alineribeironut


Tuas Receitas

Top blogs de receitas